acompanhe o blog
nas redes sociais

23.12.10

Jane Eyre [Charlotte Brontë]

Ed. Paz e Terra, 1847
622 páginas

Escrito 30 anos depois dos livros de Jane Austen, o livro retrata idéias contrárias as da grande escritora inglesa, onde todas as heroínas são mulheres dependentes, que não eram aptas a trabalhar, devendo casar-se para garantir a sua sobrevivência.

Charlotte, neste livro, retrata a emancipação da mulher e de seu espírito, provando que as mulheres eram perfeitamente capazes de trabalhar e de ter uma vida, independentemente de se casarem ou não. É lógico que o conceito de moral da época é muito diferente do nosso tempo, onde Jane Eyre tem certas atitudes e posicionamentos que provavelmente qualquer mulher de hoje não teria. Este livro está na minha lista dos 5 livros de amor mais bonitos.

Sinopse:

JANE EYRE é a autobiografia ficcional da personagem principal que apresenta-se como Jane, órfã de pai e mãe, vivendo infeliz em companhia de parentes que a detestam. Após uma série de confrontos, Jane é enviada para um colégio interno, onde conhece seus primeiros momentos de verdadeira felicidade. Crescida e formada como professora, decide procurar uma nova posição, encontrando-a no Solar de Thornfield, como tutora da jovem Adèle, pupila de Lord Edward Rochester.


7 comentários em "Jane Eyre [Charlotte Brontë]"

  1. Percebo que sua busca pela compreensão feminina não tem fim hein Gi. Primeiro Austen, agora Brontë. São livros que tenho curiosidade, mas sei que se comprá-los vão acabar ficando em segundo plano. Austen até ganharia um certo status em minha biblioteca, mas definitivamente Brontë não me cativa. Esta vou deixar passar.

    ResponderExcluir
  2. Uau!
    Gostei da resenha, me surpreendeu, deu até vontade de lê-lo agora neste instante :D
    Com certeza vou procurar saber mais sobre ele =)

    ResponderExcluir
  3. Amei o livro!!!
    Uma história super linda!!!
    Deu vontade de assistir o filme agora!!!
    ^^

    ResponderExcluir
  4. Eu quero, eu quero! Alguém me dá de presente? =P

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha . A história é linda ,cheia de surpresa e de uma tragedia sem fim , quero dizer, com fim pois o final do livra é lindo.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir